O SIEMESP encaminha ao IPEM/SP a Pesquisa de Opinião sobre Modernização da Jornada de Trabalho no IPEM/SP - OFÍCIO N° 118 /2025
Assunto: Pesquisa de Opinião sobre Modernização da Jornada de Trabalho no IPEM-SP.
AO INSTITUTO DE PESOS E MEDIDAS DO ESTADO DE SÃO PAULO - IPEM - SP
A/C DO SR. MARCOS HELENO GUERSON DE OLIVEIRA JUNIOR DIGNÍSSIMO SUPERINTENDENTE
Rua Santa Cruz, 1922, 5º Andar, Vila Gumercindo, São Paulo — SP CEP 04122-002
Senhor Superintendente
O SINDICATO DOS EXECUTORES DE METROLOGIA DO ESTADO
DE SÃO PAULO — SIEMESP, entidade que congrega a categoria dos servidores do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo - IPEM-SP, neste ato representado por seu Presidente, vem respeitosamente perante Vossa Senhoria, i. dirigente superior, encaminhar o que se segue abaixo referente a pesquisa feita junto aos nossos associados.
- O Siemesp, como representante sindical dos empregados públicos do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, vem por meio deste apresentar os resultados da Pesquisa de Opinião sobre Modernização da Jornada de Trabalho no IPEM-SP, realizada entre 28 de agosto e 30 de setembro de 2025.
- A pesquisa surgiu como consequência de uma série de reclamações de empregados do IPEM-SP a respeito da forma como a autarquia trata a jornada trabalhista de seus recursos humanos, especialmente a respeito da possibilidade de teletrabalho e de flexibilidade de horário. Não são poucos os empregados desmotivados e fatigados por conta de rigidez de jornada de trabalho ainda em vigor por meio da Portaria IPEM-SP 72/2008, somada à falta de reajuste salarial adequada.
- Sabemos que os tempos atuais nos apresentam tecnologias de informação e comunicação que até pouco tempo eram inimagináveis. Não à toa, o Poder Executivo paulista instituiu, há passados 8 anos, o decreto n° 648, de 27 de junho de 2017, versando sobre o teletrabalho na Administração Pública Direta e Autárquica.
